Os números de Pepe pelo Santos são de cair o queixo
O Santos é uma verdadeira ‘fábrica de raios’, o clube já revelou nomes como Pelé, Neymar e, mais recentemente, Rodrygo. Porém, há um jogador em específico que muitas vezes cai no esquecimento do torcedor brasileiro, o atacante Pepe, o segundo maior artilheiro da história do Peixe, atrás apenas do Rei Pelé.
Pepe jogou 781 jogos, marcando incríveis 432 gols, além disso, a lista de troféus do jogador é extensa. Foram 11 Campeonato Paulistas, seis Campeonatos Brasileiros, quatro Copa Rio-São Paulo, duas Copa Libertadores, duas Copas do Mundo e uma Recopa dos Campeões Intercontinentais. O jogador é considerado um dos maiores atletas da história do Santos.
Muitos atrelam a história do ‘Canhão da Vila’ apenas ao Santos, mas o jogador também defendeu a Seleção Brasileira e fez história com a amarelinha, Pepe atuou em 40 partidas, marcando 27 gols. O Santos foi único time da carreira do jogador, dessa forma, o atacante entra em segundo na lista dos atletas que mais atuaram com a camisa do clube da Baixada Santista.
Pelé e Pepe salvos por lateral
O time do Santos nos anos 60 foi lendário, entretanto, muitos torcedores sem lembram apenas dos jogadores de ataque daquela verdadeira seleção, nomes como Pelé, Pepe, Coutinho, Dorval e Mengálvio são sempre homenageados pelo torcedor, mas há um nome que passa despercebido.
O lateral-esquerdo, Dalmo Gaspar, foi o autor do gol do título do bicampeonato mundial do Santos contra o Milan, o jogador completaria 91 anos no último dia 19 de outubro.
A partida contra o Milan ocorreu em 1963, no Maracanã, após o Santos ser derrotado na Itália por 4 a 2, o Peixe devolveu o placar no Brasil, logo uma terceira partida teve que ser disputada, o jogo terminou 1 a 0, com gol de pênalti de Dalmo. O Santos era bicampeão mundial de forma consecutiva e não teve como herói nem Pelé nem Pepe.